Acessibilidade / Reportar erro

Comunicação da morte encefálica junto aos pais de crianças e adolescentes: estratégias de cuidados

RESUMO

Objetivos:

identificar estratégias de cuidados desenvolvidas pelos profissionais das unidades de pacientes críticos na comunicação da morte encefálica junto aos pais de crianças e adolescentes.

Métodos:

pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, realizada em duas instituições de saúde entre outubro e dezembro de 2019, por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados ocorreu através da análise de conteúdo.

Resultados:

participaram 21 profissionais. Foram três estratégias de cuidados identificadas: real situação clínica na suspeita de morte encefálica; sensibilizando a família da real situação clínica após o diagnóstico de morte encefálica; e tempo para assimilar a informação da morte.

Considerações Finais:

as estratégias de cuidados para comunicação de morte encefálica às famílias identificadas neste estudo apresentam a possibilidade de subsidiar gestores de saúde na promoção de capacitações e apoio aos profissionais na prática assistencial. Além disso, podem ser incorporadas e validadas na prática assistencial do contexto estudado.

Descritores:
Morte Encefálica; Criança; Adolescente; Equipe de Assistência ao Paciente; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br