Acessibilidade / Reportar erro

Expansão dos Centros de Atenção Psicossocial e sua relação com a saúde e direitos humanos

RESUMO

Objetivo:

Analisar os fatores associados à expansão do número de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) brasileiros considerando aspectos relacionados ao panorama geral da saúde e à institucionalização dos direitos humanos.

Métodos:

Estudo de base documental analítico, desenvolvido entre fevereiro de 2020 e maio de 2022, cujos dados secundários sobre as 27 capitais brasileiras foram coletados em plataformas de domínio público, fundamentando-se na série temporal de 2015 a 2020. Os indicadores foram elencados com base nos temas infraestrutura do sistema de saúde e qualidade de vida. Para a análise dos dados, empreenderam-se estatísticas descritivas, os Testes de Correlação de Pearson e t de Student.

Resultados:

As capitais que expandiram o número de CAPS no período analisado foram as que apresentaram maior arcabouço político-legal de proteção dos direitos humanos.

Conclusão:

Os resultados sugerem que, quanto maior o comprometimento dos governos em prol dos direitos humanos, maior o investimento para a expansão dos CAPS.

Descritores:
Serviços de Saúde Mental; Atenção Primária à; Saúde; Direitos Humanos; Cidades; Sistemas de Saúde.

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br