Acessibilidade / Reportar erro

Câncer cervico-uterino: conhecimento, atitude e prática sobre o exame de prevenção

RESUMO

Objetivo:

avaliar o conhecimento, atitude e prática de mulheres sobre o exame preventivo do câncer cervico-uterino e investigar sua associação com as variáveis sociodemográficas.

Método:

estudo transversal, realizado de julho a setembro de 2015, com 500 mulheres cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde do Distrito Sanitário V, do município de Recife-PE. Para a coleta de dados utilizou-se um formulário semiestruturado. Na análise estatística, foi aplicado o teste Qui-Quadrado, Teste Exato de Fisher e, na análise multivariada, o modelo de Poisson e estatística de Wald.

Resultados:

a prevalência de conhecimento, atitude e prática adequados foi de 35,2%, 98% e 70,6%, respectivamente. O conhecimento adequado foi associado a não ter filhos, ter renda familiar de dois salários mínimos e religião espírita/afro-brasileira.

Conclusão:

as mulheres realizam o exame, julgam-no necessário, mas não têm conhecimento adequado, o que demonstra a necessidade de ações educativas pelos enfermeiros e demais profissionais de saúde.

Descritores:
Enfermagem; Saúde da Mulher; Neoplasias do Colo do Útero; Teste de Papanicolau; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br