Acessibilidade / Reportar erro

Significado do envelhecimento para cuidadores de idosos senis

RESUMO

Objetivos:

compreender o significado do envelhecimento para cuidadores de idosos senis.

Métodos:

estudo qualitativo realizado com 12 cuidadores de idosos cadastrados no Serviço de Atenção Domiciliar, adotando-se o Modelo Explicativo de Doença de Kleinman como referencial teórico. Os dados foram coletados no período de abril a junho de 2019, mediante entrevistas semiestruturadas, audiogravadas, realizadas no domicílio e submetidas à análise de conteúdo.

Resultados:

cuidar de idoso senil desencadeia reflexões sobre o envelhecimento que por vezes levam à ressignificação desse processo, além de estimular o reconhecimento dos fatores que o influenciam, com destaque para a história de vida, ocupação e comportamentos deletérios adotados ao longo da vida.

Considerações Finais:

a experiência de cuidar influencia o significado atribuído ao envelhecimento, favorecendo: a identificação de aspectos e comportamentos modificáveis e não modificáveis que o tornam saudável; a reflexão sobre o próprio envelhecimento, com ressignificação de hábitos e comportamentos a serem adotados.

Descritores:
Cuidador; Idoso; Envelhecimento; Enfermagem; Assistência Domiciliar

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br