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Validação de cartilha educativa para prevenção de HIV/Aids em idosos

RESUMO

Objetivo:

Descrever o processo de construção e validação de cartilha educativa para prevenção de HIV/Aids em idosos.

Método:

Estudo metodológico desenvolvido em duas etapas - construção da cartilha e validação do material educativo por juízes. O processo de construção envolveu um diagnóstico situacional com idosos, cujo resultado apontou lacunas no conhecimento com relação ao HIV/Aids. Já o processo de validação foi realizado por nove juízes, selecionados por conveniência. Considerou-se uma concordância de no mínimo 0,80, analisado pelo índice de validade de conteúdo.

Resultados:

Optou-se por um diálogo entre dois idosos dividido em três categorias: mitos e tabus; desconhecimento; e prevenção e importância do diagnóstico. A média dos itens foi de 0,90. As sugestões realizadas pelos juízes foram acatadas e modificadas para a versão final.

Conclusão:

O material apresentou conteúdo relevante para os juízes, além de poder ser utilizado pelos profissionais de saúde no ensino e esclarecimento de questões sobre a temática.

Descritores:
Idoso; Materiais de Ensino; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Enfermagem Geriátrica; HIV

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