Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento Pedagógico de Conteúdo de docentes de enfermagem novatos na educação técnica de nível médio

RESUMO

Objetivos:

analisar os processos de prática e construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor novato, na educação de nível médio em enfermagem.

Métodos:

estudo de casos coletivos com abordagem qualitativa. Coleta de dados com entrevista biográfica, observação não participante de sessões e entrevista em grupo. Com os resultados interpretados à luz do referencial teórico de Shulman, a análise de conteúdo possibilitou a criação da categoria Manifestação do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.

Resultados:

predomínio de práticas tradicionais de ensino, com tentativa de posturas mais flexíveis, com conhecimento pedagógico e estímulo à reflexão discente.

Considerações Finais:

a transição do modelo tradicional para um ensino dialógico (com protagonismo do aluno) evidencia o processo de expansão do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; como aprendizado na e sobre a própria prática, buscando o fortalecimento dos saberes docentes, evidenciou-se manifestação de pensamento reflexivo, com percepção da profissionalização do ensino.

Descritores:
Docentes de Enfermagem; Prática do Docente de Enfermagem; Educação Técnica em Enfermagem; Pesquisa em Educação de Enfermagem; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br