Acessibilidade / Reportar erro

Sintomatologia musculoesquelética em estudantes de enfermagem: uma análise de conceito

RESUMO

Objetivo:

Analisar o conceito de sintomatologia musculoesquelética nos estudantes de licenciatura em enfermagem segundo o método evolucionário de Rodgers.

Método:

Foram incluídos dez artigos através de uma revisão integrativa da literatura para identificação e seleção dos artigos. Análise de conceito foi pelo método evolucionário de Rodgers para análise dos dados. Os artigos pesquisados na plataforma Host EBOSCO, na Biblioteca Virtual de Saúde e no Google Scholar de 2004 a 2018.

Resultados:

Com base no método de Rodgers, foi possível a identificação: 1) termos substitutos e conceitos relacionados, onde foram destacados os distúrbios musculoesqueléticos e os sintomas musculoesqueléticos; 2) como atributos essenciais do conceito destacamos, dor e desconforto, bem como mensuração pelo Questionário Nórdico-Musculoesquelético; e 3) os fatores de risco foram identificados como antecedentes e o impacto na vida dos estudantes como consequências.

Conclusão:

Este estudo contribuiu para o conhecimento e esclarecimento do conceito de sintomatologia musculoesquelética em estudantes de enfermagem.

Descritores:
Estudantes de Enfermagem; Fenómenos Fisiológicos Musculoesqueléticos; Formação de Conceito; Educação em Saúde; Métodos

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br