Acessibilidade / Reportar erro

A (re)construção da identidade própria no trabalho das enfermeiras: estudo exploratório

RESUMO

Objetivo:

Analisar a trajetória profissional e as conformações identitárias de um grupo de enfermeiras em exercício profissional no Brasil.

Métodos:

Estudo qualitativo que utilizou entrevistas em profundidade com enfermeiras em exercício profissional no período de 1998 a 2014. Participaram sete enfermeiras com atuação nos diversos âmbitos organizativos dos sistemas de saúde; e, três enfermeiras com atuação em instituições de ensino-pesquisa. As narrativas foram analisadas à luz do referencial teórico de Claude Dubar e a partir da técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

Os achados demonstram que a escolha profissional está associada à empregabilidade, conferindo pouca identidade. Os processos formativos contribuem para a (re)construção da identidade, pois produziram uma antecipação da trajetória futura. A dimensão assistencial confere maior identidade às trabalhadoras.

Conclusão:

O estudo traz elementos importantes para reflexão acerca dos determinantes que incidem sobre a reconstrução contínua da identidade profissional, tendo em vista as mudanças que vêm se operando no mercado de trabalho, na formação profissional e no trabalho da enfermeira.

Descritores:
Identidade Própria; Trabalho; Enfermagem; Enfermeira e Enfermeiro; Desejabilidade Social

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br