Acessibilidade / Reportar erro

Saúde do adolescente na pandemia de Covid-19: uma construção através do modelo de Nola Pender

RESUMO

Objetivo:

Construir perspectivas de saúde dos adolescentes em face à pandemia de Covid-19, a partir dos diálogos emancipatórios, orientados pelo modelo de Nola Pender.

Método:

Trata-se de uma pesquisa participativa, metodologicamente estruturada com a Pedagogia Psicodramática de María Alicia Romaña, realizada com 17 adolescentes escolares de um município na região Centro-Oeste do Brasil. Utilizou-se como referencial teórico-analítico o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, sendo os dados discutidos com base no referencial dialógico de Paulo Freire.

Resultados:

A oficina propiciou o compartilhamento de características e experiências individuais dos adolescentes sobre a realidade vivenciada na pandemia, evidenciando a saúde mental como tema protagônico para a promoção da saúde.

Considerações finais:

Foi possível elaborar com os adolescentes um conhecimento sobre a saúde na pandemia, fundamentando a reflexão temática e a construção de intervenções oportunas de promoção da saúde.

Descritores:
Saúde do Adolescente; Promoção da Saúde; COVID-19; Teoria de Enfermagem; Psicodrama

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br