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Comportamentos de risco para a saúde sexual e reprodutiva: perceções dos estudantes do ensino superior

RESUMO

Objetivo:

conhecer as perceções dos estudantes do ensino superior sobre comportamentos de risco sexual e reprodutivo.

Métodos:

estudo descritivo de abordagem qualitativa, usando como referencial teórico-metodológico o Modelo de Promoção da Saúde de Pender. Foi realizada uma análise temática dos dados obtidos através dos grupos focais.

Resultados:

os participantes consideram que fatores como a comunicação com o parceiro sexual, a capacidade de negociação e uma atitude positiva face ao uso do preservativo poderão constituir benefícios para uma utilização consistente do preservativo. Já o embaraço para comprar o preservativo, a alegada redução do prazer e a estabilidade da relação amorosa são entendidos como barreiras a esse uso consistente.

Considerações finais:

foram identificadas estratégias a considerar na criação de programas de promoção da saúde sexual, nomeadamente a educação pelos pares para promover competências pessoais e sociais e a (re)organização dos serviços de saúde.

Descritores:
Comportamentos de Risco; Estudantes; Preservativos; Saúde Sexual e Reprodutiva; Sexo sem Proteção

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