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O uso de histórias infantis no cuidado de enfermagem à criança: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

Identificar como as histórias infantis podem ser utilizadas no cuidado à criança.

Método:

Revisão integrativa da literatura, realizada em bases de dados, entre 2000 e 2018, em três idiomas. Foram incluídos artigos de pesquisa disponíveis na íntegra e que estavam de acordo com a seguinte questão: “Como as histórias infantis podem ser utilizadas no cuidado à criança?”.

Resultados:

A partir da análise de 16 artigos selecionados, emergiram três categorias: O uso de histórias no hospital; Intervenção de enfermagem especializada; e Histórias na dimensão educativa.

Considerações finais:

As evidências apontam benefícios às crianças, às famílias, às instituições e à Enfermagem. O uso de histórias infantis como intervenção de cuidado pode ocorrer em diferentes situações e cenários, valoriza e estimula vínculos, reduz ansiedade das crianças e familiares, estimula a participação das crianças no cuidado, e promove educação em saúde. É uma estratégia de baixo custo e ainda incipiente na Enfermagem.

Descritores:
Literatura infantojuvenil; Criança; Enfermagem; Jogos e Brinquedos; Cuidado de Enfermagem

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