Acessibilidade / Reportar erro

Oficinas de Planificação da Atenção Primária à Saúde: construção e validação de instrumento de avaliação

RESUMO

Objetivo:

descrever as etapas de construção e validação de conteúdo do instrumento para avaliação das oficinas de Planificação da Atenção Primária à Saúde.

Métodos:

estudo metodológico, com foco na validação de conteúdo do instrumento. O instrumento elaborado foi avaliado por um comitê de especialistas utilizando a Técnica Delphi, em duas rodadas. Para o grau de concordância, foram utilizados o Percentual de Concordância e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC).

Resultados:

na primeira rodada, participaram seis especialistas, e a taxa de concordância foi 87% para clareza e 94% para representatividade. Na segunda rodada, participaram cinco especialistas, o IVC foi 0,95 para clareza, 0,97 para representatividade e 0,96 IVC total. O instrumento final possui 42 itens divididos em três blocos.

Conclusão:

o instrumento de avaliação construído possui validade de conteúdo para avaliar as oficinas de Planificação da Atenção Primária à Saúde, sendo uma ferramenta para utilização das gestões estadual e municipal.

Descritores:
Atenção Primária à Saúde; Avaliação em Saúde; Estudos de Validação; Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Apoio ao Planejamento em Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br