Acessibilidade / Reportar erro

A relação entre o nível de conhecimento e o comportamento de prevenção do corrimento vaginal para estudantes de enfermagem

RESUMO

Objetivo:

a saúde reprodutiva das adolescentes é muito importante. Determinar a relação entre o nível de conhecimento e o comportamento de prevenção do corrimento vaginal entre estudantes de enfermagem.

Método:

estudo quantitativo, transversal, com 155 estudantes do primeiro ano de uma faculdade privada de enfermagem. Os dados foram coletados entre fevereiro e março de 2022 por meio de questionário eletrônico.

Resultados:

participantes com bom nível de conhecimento corresponderam a 98,1%, e as que praticam bons comportamentos de prevenção do corrimento vaginal representaram 92,3%.

Conclusão:

um bom conhecimento produz um comportamento de prevenção adequado. O resultado deste estudo pode contribuir com reflexões e referências para um estudo mais aprofundado dos fatores que influenciam o nível de conhecimento e comportamento sobre a doença da genitália e os perigos do corrimento vaginal patológico.

Descritores:
Descarga Vaginal; Conhecimento; Comportamento; Estudantes; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br