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O uso da simulação em cursos de bacharelado em enfermagem de instituições de ensino brasileiras

RESUMO

Objetivo:

Caracterizar práticas de simulação nos Cursos de Enfermagem do Brasil, considerando os atributos desenvolvidos.

Métodos:

Estudo transversal e descritivo, com abordagem quantitativa. Participaram do estudo 91 coordenadores de cursos de graduação. Foi utilizado questionário eletrônico com questões abertas e fechadas.

Resultados:

A modalidade de simulação mais utilizada foi a de Habilidades Específicas. Cursos privados e os cursos com currículos integrados utilizam com maior frequência a Simulação de Alta Fidelidade. A compreensão sobre a mobilização dos atributos afetivos ainda é insuficiente.

Conclusão:

É importante que os gestores dos cursos de graduação sejam sensibilizados e apropriem-se dos elementos que permeiam a realização da simulação e invistam para oportunizar um ambiente favorável para sua efetivação.

Descritores:
Bacharelado em Enfermagem; Ensino de Enfermagem; Realidade Virtual; Simulação de Paciente; Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade

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