Acessibilidade / Reportar erro

Segurança do paciente em situação de emergência: percepções da equipe de enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Conhecer a percepção dos profissionais de enfermagem quanto aos aspectos essenciais para a prestação de um cuidado seguro ao paciente politraumatizado no serviço de emergência.

Método:

Estudo descritivo e misto, realizado por meio de grupo focal e técnicas projetivas. A amostra foi composta por sete profissionais de enfermagem. A análise dos dados ocorreu por meio dos softwares Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires e SPSS 22.0.

Resultados:

Com base na análise das falas dos participantes, três partições de conteúdo emergiram na Classificação Hierárquica Descendente: 1) Estrutura: necessidade de mudanças; 2) O processo: segurança nas ações da equipe de enfermagem; e 3) A assistência livre de danos como resultado almejado.

Conclusão:

A segurança do paciente em situação de emergência deve ser pautada na adequação do ambiente e organização do setor, condições de transporte do paciente, uso de rotinas e protocolos, identificação e organização do leito.

Descritores:
Segurança do Paciente; Qualidade da Assistência à Saúde; Emergências; Traumatismo Múltiplo; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br