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Laboratório de enfermagem e a formação crítica de enfermeiros: aproximações e distanciamentos

RESUMO

Objetivo:

analisar a contribuição do laboratório de enfermagem para a formação crítica de enfermeiros.

Método:

estudo qualitativo, realizado com 18 professores de duas instituições de ensino superior, sendo uma pública e a outra privada. Os dados foram coletados no período de fevereiro a novembro de 2016 por meio de entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, adotou-se a análise de conteúdo na modalidade temática.

Resultados:

observou-se ênfase no desenvolvimento de habilidades técnicas pela reprodução de comportamentos e práticas; a formação de vínculos entre professores e estudantes se dá no limite das boas relações interpessoais; o laboratório de enfermagem pode favorecer a reflexão crítica sobre a prática, sendo espaço que oportuniza o aprendizado da ética.

Considerações finais:

a formação do enfermeiro, mediada pelo laboratório de enfermagem, necessita superar ênfase na reprodução acrítica de práticas e observar a potência do mesmo para refletir sobre a realidade no sentido de sua transformação.

Descritores:
Educação em Enfermagem; Laboratórios; Enfermagem; Enfermeiras e Enfermeiros; Docentes de Enfermagem

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