Acessibilidade / Reportar erro

Ambiente das práticas de enfermagem e satisfação profissional em unidades críticas

El ambiente de la práctica de enfermería y la satisfacción profesional en unidades críticas

RESUMO

Objetivo:

analisar a associação entre ambiente das práticas de enfermagem e satisfação profissional em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Método:

estudo transversal, realizado em 8 UTIs adulto de um hospital público universitário, no período entre 2012 e 2015. Para investigar o ambiente das práticas de enfermagem e satisfação profissional, foram aplicados, respectivamente, os instrumentos Nursing Work Index-Revised (NWI-R), nas versões resumidas, e Índice de Satisfação Profissional (ISP).

Resultados:

participaram do estudo 100 (34,84%) enfermeiros e 187 (65,15%) técnicos/auxiliares de enfermagem. O ambiente foi favorável para autonomia e relações e apresentou fragilidade para controle das práticas e suporte organizacional. O escore ISP indicou baixa satisfação profissional. As variáveis "ambiente das práticas", "tempo de trabalho em UTI" e "disposição para o trabalho" foram associadas à satisfação profissional.

Conclusão:

investir no ambiente das práticas, nos fatores que promovem a disposição e o tempo de experiência na UTI aumenta a satisfação profissional de enfermagem.

Descritores:
Enfermagem; Unidades de Terapia Intensiva; Local de Trabalho; Ambiente de Instituições de Saúde; Satisfação no Emprego

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br