Acessibilidade / Reportar erro

Incidentes críticos em docentes de enfermagem: descobrindo uma nova identidade

RESUMO

Objetivo:

estudo qualitativo que seguiu os princípios da teoria fundamentada em dados com o objetivo de analisar a identidade profissional de docentes de enfermagem por meio da análise de incidentes críticos que mais as desestabilizaram.

Método:

entrevistas semiestruturadas foram realizadas com sete enfermeiras que atuam como docentes e pesquisadoras em uma universidade privada de Barcelona.

Resultados:

o material empírico resultante foi organizado em duas categorias: caracterização dos incidentes críticos e reação das enfermeiras frente a eles.

Conclusão:

concluiu-se que identidade profissional dessas enfermeiras no campo acadêmico está ainda em construção e a que inexperiência é o maior obstáculo que enfrentam para gerenciar incidentes críticos no trabalho docente.

Descritores:
Identidade Profissional; Educação em Enfermagem; Incidente Crítico

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br