Acessibilidade / Reportar erro

Redes de apoio social e fase do ciclo vital de famílias imigrantes venezuelanas

RESUMO

Objetivo:

Compreender as estruturas das redes sociais de famílias imigrantes venezuelanas interiorizadas e a fase do ciclo vital em que se encontram.

Métodos:

Estudo qualitativo de múltiplos casos com famílias do Programa de Interiorização residentes na Grande Florianópolis, Brasil. A triagem ocorreu por meio de redes sociais e informantes-chave. Para a coleta de dados, utilizou-se a técnica de photovoice e entrevistas semiestruturadas, categorizadas com a ajuda do software Atlas.ti. Foram elaborados genogramas e ecomapas.

Resultados:

Das 4 famílias entrevistadas, totalizando 7 membros com filhos pequenos, identificou-se a família nuclear como principal rede de apoio informal. As redes formais incluíram escolas, igrejas e sociedade civil.

Considerações finais:

As famílias dependem fortemente de sua estrutura nuclear para apoio, com instituições formais atuando como recursos secundários. A fase do ciclo vital predominante está focada em famílias com filhos pequenos. Mais esforços são necessários para fortalecer as redes de apoio formais.

Descritores:
Análise de Rede Social; Estágios do Ciclo de Vida; Enfermagem Familiar; Determinantes Sociais da Saúde; Deslocamento Forçado

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br