Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DA AÇÃO ESTERILIZANTE DE UM COMPOSTO QUATERNÁRIO DE AMÔNIO EM CATETERES CARDÍACOS* * Trabalho realizado na Seção de Hemodinâmica e Punção Pulmonar do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

No presente trabalho, os autores testaram a capacidade esterilizante de um composto quaternário de amônio (cloreto de benzil dimetil etil amónio), com a finalidade de estabelecer um método de trabalho seguro para uso no laboratório cardiovascular.

Foram utilizados fragmentos de cateteres cardíacos contaminados artificialmente com Staphylococcus aureus (gram +), Escherichia coli (gram -) e Bacillus subtilis (esporulado) e também cateteres estocados para uso, que fcram submetidos à solução esterilizante por 20 e 30 minutos.

Os testes bacteriológicos realizados mostraram eficácia na esterilização pa­ra os cateteres contaminados com Staphylococcus aureus e para os cateteres estocados para uso e ineficácia na esterilização dos cateteres contaminados com Escherichia coli e com Bacillus subtilis.

A solução empregada foi considerada útil na esterilização rotineira de cateteres cardíacos.


Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br