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O objeto da produção científica em enfermagem na universidade federal do rio grande do norte

Resumos

Analise da produção científica dos docentes de enfermagem e dos discentes da pós-graduação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1974-1992. Objetivou-se identificar as linhas de pesquisa e seus pesquisadores, na perspectiva da formação de núcleos de pesquisa em enfermagem. A produção científica correspondeu às publicações e/ou apresentações em eventos científico-culturais e monografias, teses ou dissertações. O objeto de 159 trabalhos de docentes e 27 de discentes foram classificados segundo as prioridades de pesquisa do CNPq / ABEn. Encontrou-se tendência para três vertentes, consideradas linhas de pesquisa emergentes: recursos humanos em enfermagem, fundamentação da assistência e enfermagem como prática social. Os resultados subsidiam o planejamento do programa de pós-graduação em enfermagem da UFRN.


Description study of the scientific production of the faculty and specialization students of the Federal University ofthe State of Rio Grande do Norte from 1974 to 1992. The objective was to organize the knowledge produced and identify the research teams. A total of 159 faculty works and 27 student monographs were classified according to its theme and the CNPq/ABEn research priorities. It was found that there is a strong tendency for research in three areas: human resources in nursing, fundamentals of nursing care, and nursing as a social institution. The results are being used to orient the planning of the graduate program presently being conducted.


ARTIGOS

O objeto da produção científica em enfermagem na universidade federal do rio grande do norte* * Trabalho apresentado como tema livre no 45º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Recife-PE 28 de Novembro a 3 de Dezembro de 1993. ,

Bertha Cruz Enders

Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

RESUMO

Analise da produção científica dos docentes de enfermagem e dos discentes da pós-graduação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1974-1992. Objetivou-se identificar as linhas de pesquisa e seus pesquisadores, na perspectiva da formação de nucleos de pesquisa em enfermagem. A produção científica correspondeu às publicações e/ou apresentações em eventos científico-culturais e monografias, teses ou dissertações. O objeto de 159 trabalhos de docentes e 27 de discentes foram classificados segundo as prioridades de pesquisa do CNPq / ABEn. Encontrou-se tendência para três vertentes, consideradas linhas de pesquisa emergentes: recursos humanos em enfermagem, fundamentação da assistência e enfermagem como prática social. Os resultados subsidiam o planejamento do programa de pós-graduação em enfermagem da UFRN.

ABSTRACT

Description study of the scientific production of the faculty and specialization students of the Federal University ofthe State of Rio Grande do Norte from 1974 to 1992. The objective was to organize the knowledge produced and identify the research teams. A total of 159 faculty works and 27 student monographs were classified according to its theme and the CNPq/ABEn research priorities. It was found that there is a strong tendency for research in three areas: human resources in nursing, fundamentals of nursing care, and nursing as a social institution. The results are being used to orient the planning of the graduate program presently being conducted.

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. ALMEIDA, Maria Cecilia Puntel. A pós-graduação em enfermagem no Brasil - situação atual. Rev. Lat. Am. Enf., v. 1, n. 1, p. 43-50, janeiro 1993.

2. ______ , ROCHA, Juan Stuardo Y. O saber de enfermagem e sua dimensão prática. São Paulo: Cortez, 1986. 128p.

3. ______ , STEAGALL-GOMES. Daisly L.. RUFINO, Márcia C., SILVA, Graciette B. A produção do conhecimento na pós-graduação em Enfermagem no Brasil. In: Congresso Brasileiro de Enfermagem. 33, Manaus, 1981. Anais... Manaus: ABEn, 1981. 174p. p. 110-28.

4. ANGERAMI, Emília Saporiti. O mister da investigação do enfermeiro. Rev. Lat. Am. Enf., Ribeiro Preto, v. 1, n. 1, p. 11-22, Janeiro 1993.

5. BARREIRA, leda de Alencar. Informativo: Enfermagem & CNPq, CNPq., novembro 1991. 11p. (Mimeo. )

6. ______. A pesquisa em enfermagem no Brasil e sua posição em agência federal de fomento. Rev. Lat. Am. Enf., Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 51-57, janeiro 1993.

7. CARPER, Barbara A. Fundamental pattems of knowing in nursing. Advances in Nursing Science, Gennantown, Maryland, v. 1. n 1, p. 12-23, october 1978.

8. CNPq. Avaliação & Perspectivas, Volume 6, Ciências da saúde. Brasilia: CNPq, Coordenação Editorial, 1983. 38. Enfermagem, p. 135-191.

9. ENDERS, Bertha C. Situação atual e perspectiva do ensino de graduação e pós-graduação no Departamento de Enfermagem de UFRN. Apresentado na I Reunião do Núcleo de Pós-Graduação em Enfermagem do Nordeste, Salvador, Bahia, 2-4 de abril, 1991. (Mimeo)

10. KISIL, Marcos. A Fundação W.K. Kellogg e o desenvolvimento da enfermagem na América Latina. Rev. Lat. Am. Enf., Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 37-42,janeiro 1993.

11. ROCHA, Semiramis Melani M., ALMEIDA, M. Cecília Puntel, WRIGHT, Maria da Glória M., VIEIRA, Terezinha Teixeira. O ensino de pós-graduação. São Paulo: Cortez, 1989. Cadernos de Enfermagem, 3. 62p.

Recebido para publicação em 4.12.93

ANEXO

Prioridades de pesquisa em enfermagem - CNPq/ABEn (BARREIRA, 1991)

Área 1 Profissional

LINHA 1 -A Enfermagem como prática social

• Objeto de trabalho da enfermagem

• Relação do enfermeiro com sua clientela

• Espaço do enfemeiro no mercado de trabalho

• Fatores culturais, históricos, politicos, sociais, econômicos, determinantes do desenvolvimento profissional.

LINHA 2 - Formação e Utilização de Recursos Humanos em Enfermagem

• Curriculos de enfermagem

• Adequação do enfermeiro à prática profissional.

• Integração docente-assistencial.

• Metodologia do ensino-aprendizagem e avaliação desse processo

• Relação mercado de trabalho e enfermagem

• Divisão social do trabalho

• Força de trabalho e recursos humanos (quantitativos e qualitativos)

• Perfis de estudantes dos cursos de enfermagem.

Área 2 - Assistencial

LINHA 1 - Fundamentavao da Assistencia, Tecnologia e Instrumentavao

• Renovação de procedimentos e metodologias

• Desenvolvimento e testagem de teorias e conceitos de enfermagem

• Adequação de recursos tecnológicos.

LINHA 2 - Autocuidado a Saúde

• Respostas a perguntas sobre condições de ajudar às pessoas

• Difusão do conhecimento sobre saúde.

LINHA 3 - Riscos da Assistência de Enfermagem

• Danos ou prejuízos causados à clientela

LINHA 4 - Determinantes do Processo Saúde-Doença

• Estilo de vida e saude das populações

• Necessidades e problemas da clintela

• Crenças, atitudes, comportamentos e necessidades em saúde

• Estudos epidemiologicos de morbidade e mortalidade

Área 3 - Estrutura, Organização e Funcionamento das Instituições de Saúde

LINHA 1 - Modelos de Assistencia de Enfermagem

• Criação e implantação de modelos de assistência

• Custo/eficiência desses modelos

LINHA 2 - Oferta, Acessibilidade e Utilização de Servços de Saúde

• Oferta, demanda dos serviços de saúde

• Distribuição, acessibilidade, expansão de cobertura e utilização dos serviços de saúde

• Organização de serviços

LINHA 3 - Sistema de Informação em Enfermagem

• Informática e enfermagem

• Sistema de comunicação

• Sistema de divulgação e documentação de enfermagem

LINHA 4 - Incorporação de Conhecimento a Prática Profissional

• Produção e utilização do conhecimento de enfermagem

• Utilização de conhecimentos produzidos na melhoria da prática profissional

LINHA 5 - Dinâmica das Organizações

• Organização em movimento

• Conflitos

• Lideranças

• Trabalhos em equipe multi-profissional

Fonte: BARREIRA, leda de Alencar. Informativo: Enfermagem & CNPq. CNPq, novembro, 1991. 11p. (Mimeo)

  • 1. ALMEIDA, Maria Cecilia Puntel. A pós-graduação em enfermagem no Brasil - situação atual. Rev. Lat. Am. Enf., v. 1, n. 1, p. 43-50, janeiro 1993.
  • 2. ______ , ROCHA, Juan Stuardo Y. O saber de enfermagem e sua dimensão prática. São Paulo: Cortez, 1986. 128p.
  • 3. ______ , STEAGALL-GOMES. Daisly L.. RUFINO, Márcia C., SILVA, Graciette B. A produção do conhecimento na pós-graduação em Enfermagem no Brasil. In: Congresso Brasileiro de Enfermagem. 33, Manaus, 1981. Anais... Manaus: ABEn, 1981. 174p. p. 110-28.
  • 4. ANGERAMI, Emília Saporiti. O mister da investigação do enfermeiro. Rev. Lat. Am. Enf., Ribeiro Preto, v. 1, n. 1, p. 11-22, Janeiro 1993.
  • 5. BARREIRA, leda de Alencar. Informativo: Enfermagem & CNPq, CNPq., novembro 1991. 11p. (Mimeo.
  • 6. ______. A pesquisa em enfermagem no Brasil e sua posição em agência federal de fomento. Rev. Lat. Am. Enf., Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 51-57, janeiro 1993.
  • 7. CARPER, Barbara A. Fundamental pattems of knowing in nursing. Advances in Nursing Science, Gennantown, Maryland, v. 1. n 1, p. 12-23, october 1978.
  • 8
    CNPq. Avaliação & Perspectivas, Volume 6, Ciências da saúde. Brasilia: CNPq, Coordenação Editorial, 1983. 38. Enfermagem, p. 135-191.
  • 9. ENDERS, Bertha C. Situação atual e perspectiva do ensino de graduação e pós-graduação no Departamento de Enfermagem de UFRN Apresentado na I Reunião do Núcleo de Pós-Graduação em Enfermagem do Nordeste, Salvador, Bahia, 2-4 de abril, 1991. (Mimeo)
  • 10. KISIL, Marcos. A Fundação W.K. Kellogg e o desenvolvimento da enfermagem na América Latina. Rev. Lat. Am. Enf., Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 37-42,janeiro 1993.
  • 11. ROCHA, Semiramis Melani M., ALMEIDA, M. Cecília Puntel, WRIGHT, Maria da Glória M., VIEIRA, Terezinha Teixeira. O ensino de pós-graduação São Paulo: Cortez, 1989.
  • Cadernos de Enfermagem, 3. 62p.
  • *
    Trabalho apresentado como tema livre no 45º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Recife-PE 28 de Novembro a 3 de Dezembro de 1993. ,
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      26 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Dez 1993

    Histórico

    • Recebido
      04 Dez 1993
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