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Contrarreferência em Unidade de Pronto Atendimento: discurso do sujeito coletivo

RESUMO

Objetivo:

Descrever as facilidades e dificuldades da contrarreferência de uma Unidade de Pronto Atendimento do estado de Santa Catarina.

Método:

Estudo descritivo, qualitativo, com a participação de três enfermeiros e 17 médicos. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados com a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Para o embasamento teórico, se utilizou a Política Nacional de Atenção às Urgências e a Rede de Atenção às Urgências.

Resultados:

As facilidades da contrarreferência correspondem às estratégias de comunicação com a Atenção Básica: acolhimento; boas relações interpessoais; e prontuário eletrônico em rede. As dificuldades estão relacionadas às deficiências da Atenção Básica e dos serviços especializados, como o quantitativo insuficiente de médicos e a demora no agendamento de consultas e de exames mais complexos.

Considerações finais:

As dificuldades evidenciadas indicam expressivos desafios do sistema de saúde local na busca da integração entre os pontos de atenção às urgências.

Descritores:
Pesquisa sobre Serviços de Saúde; Serviços Médicos de Emergência; Encaminhamento e Consulta; Enfermagem; Enfermagem em Emergência

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