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A saúde na escola: percepções do ser adolescente

RESUMO

Objetivos:

compreender as percepções do ser adolescente acerca da saúde na escola.

Métodos:

pesquisa qualitativa e descritiva apoiada na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, desenvolvida com 90 alunos adolescentes de uma escola federal do estado do Rio de Janeiro. Os dados foram produzidos pelo discurso falado em resposta ao questionamento: conte para mim qual a sua percepção sobre a saúde na escola. Aqueles que optaram pela resposta escrita à questão norteadora depositaram os manuscritos nas urnas.

Resultados:

a saúde escolar encontra-se presa às práticas higienistas e ao modelo hegemônico assistencialista. No entanto, sentidos e significados foram atribuídos à prática da atividade física e de educação em saúde - estratégias integradoras e multiplicadoras de comportamentos e hábitos saudáveis.

Considerações Finais:
o fazer saúde na escola passa pelo protagonismo do ser adolescente sobre sua saúde na reorganização das ações de promoção em saúde escolar

Descritores:
Adolescente; Instituições Acadêmicas; Promoção da Saúde; Saúde do Adolescente; Serviços de Saúde Escolar

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