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Diálogo vivido como cuidado humanizado no processo educativo de enfermagem

The experience of dialog as a means of humanized care in the educational nursing process

Diálogo vivido como cuidado humanizado en el proceso educativo de enfermería

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Diálogo vivido como cuidado humanizado no processo educativo de enfermagem

The experience of dialog as a means of humanized care in the educational nursing process

Diálogo vivido como cuidado humanizado en el proceso educativo de enfermería

Autora: Joseani Pichinin Paini

Orientadora: Mercedes Trentini

Este trabalho trata de uma pesquisa convergente assistencial focalizando o diálogo vivido como cuidado humanizado no processo educativo de enfermagem, junto a acadêmicos de enfermagem da Universidade Regional Integrada - URI - Campus de Erechim e pacientes de uma Clínica Médica do Hospital de Caridade de Erechim. Teve o objetivo de mediar uma visão humanística no processo educativo de fundamentos de enfermagem no curso de graduação, tendo como referencial teórico a "Teoria da prática humanística de Paterson & Zderad", onde a presença, o encontro, o relacionamento, o chamado e a resposta estiveram presentes durante todo o desenvolvimento do trabalho. O processo utilizado na Teoria Humanística de Paterson e Zderad possui as seguintes fases: preparação para a enfermeira que é o conhecedor para conhecer; a enfermeira conhecendo o outro pela intuição; conhecimento científico que a enfermeira tem do outro; a enfermeira que, de modo complementar, sintetiza os outros conhecidos; a seqüência, no interior da enfermeira, dos vários ao único paradoxal. Analisando os dados, podemos considerar que o trabalho mediou uma visão humanística no processo educativo de fundamentos de enfermagem no curso de graduação, através da introdução de novos meios para o cuidar, como também uma visão diferente do que é um diálogo vivido como cuidado humanizado para os acadêmicos de enfermagem, supervisora e, principalmente, para os pacientes que, juntamente com o grupo vivenciaram este cuidar.

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  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      27 Jun 2014
    • Data do Fascículo
      Fev 2002
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