Acessibilidade / Reportar erro

Cenas simuladas: uma experimentação pedagógica para pensar o gerenciamento de conflitos nos cuidados de enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Descrever cenas simuladas sobre gestão de conflitos no cuidado de enfermagem criadas por estudantes universitários; e identificar as competências e atitudes necessárias ao estudante de Enfermagem para gerenciar conflitos no cuidado em saúde.

Métodos:

Estudo qualitativo realizado com 28 estudantes universitários de Enfermagem matriculados em uma instituição pública de ensino superior localizada no município de Boa Vista, Roraima. A estratégia adotada para produção dos dados foi a simulação de cenas de conflitos. Os dados brutos foram analisados segundo Bardin.

Resultados:

Produziram-se quatro cenas de conflitos, envolvendo enfermeiro e técnicos de enfermagem, gestor de saúde, equipe multiprofissional de saúde e o paciente cuidado. Ao todo, foram identificadas 274 unidades de registros que versam sobre competências e atitudes para o enfermeiro gerenciar conflitos.

Considerações Finais:

Foram identificadas as competências e atitudes indispensáveis para gestão conflitos: comunicação verbal efetiva, observação corporal, saber escutar, negociar, tomar decisões, ser neutro, imparcial e liderar democraticamente.

Descritores:
Simulação; Educação em Enfermagem; Conflito de Interesses; Administração de Serviços de Saúde; Cuidados de Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br