Acessibilidade / Reportar erro

Efetividade de intervenção educativa entre mulheres soropositivas acerca do conhecimento sobre transmissão sexual do HIV

RESUMO

Objetivos:

avaliar a efetividade de uma intervenção educativa em grupo e por telefone com mulheres soropositivas acerca do conhecimento sobre a prevenção da transmissão sexual do HIV.

Métodos:

estudo quase-experimental do tipo antes e depois, realizado com 151 mulheres vivendo com HIV em um Serviço de Atenção Especializada de uma capital do Brasil. A intervenção educativa foi realizada em três momentos, com a avaliação sendo feita antes do primeiro e após o último momento.

Resultados:

97,4% das participantes do estudo eram mulheres cisgênero e tinham idade entre 18 e 58 anos; 55,6% se consideravam pardas; e 32,5% das entrevistadas possuíam ensino fundamental. Em relação ao conhecimento sobre a transmissão sexual do HIV, em 78,5% dos itens, houve associação (p<0,005) com aumento do conhecimento das participantes após receberem a intervenção.

Conclusões:

a intervenção educativa colaborou para o aumento do conhecimento das mulheres vivendo com HIV sobre a transmissão sexual da infecção.

Descritores:
HIV; Mulheres; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Promoção da Saúde; Tecnologia da Informação

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br