Acessibilidade / Reportar erro

Dimensão holística para o ensino de enfermagem

Resumos

O estudo tem como tema central a formação do profissional de Enfermagem. Vincula-se este trabalho à Linha de Pesquisa Produção Social do Conhecimento. O objetivo deste estudo foi propor uma abordagem pedagógica valorizada por um paradigma holístico, mediadora das relações entre profissionais e clientes, que se adeque ao ensino pretendido. Foi realizado com professoras e enfermeiras da Faculdade de Enfermagem de Teresópolis, Rio de Janeiro, que atuam tanto no ensino teórico dentro da Faculdade em si, quanto no ensino prático e na assistência no Hospital-Escola da referida instituição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação Existencial segundo René Barbier. A análise e a interpretação dos dados foram realizadas através da Abordagem do Conhecimento Sócio-Poética. Os resultados indicaram que a concepção pedagógica baseada numa dimensão holística ainda não é totalmente percebida pelas profissionais que participaram do estudo, porém, é bem aceita. Ressalte, nesta pesquisa, a importância de uma Educação abrangente, que utilize a dimensão holística na formação do enfermeiro, visto ser a prática desta categoria profissional uma prática humana e social, que ao atender o indivíduo, os grupos e as comunidades em sua totalidade estará contribuindo para o processo de cidadania destes e, conseqüentemente, revertendo o quadro de Exclusão Social que atinge nossa sociedade como um todo e, de forma cada vez mais incisiva, a área da saúde.

Enfermagem; Docência; Holismo; Concepção pedagógica


El presente estúdio tiene como tema central la formación del profesional de Enfermería. Se conecta este trabajo a la Línea de Investigación de la Producción Social del Conocimiento. El objetivo de este estúdio fué proponer un abordaje pedagógico valorizado por un modelo holístico, mediador de las relaciones entre profesionales y clientes, que se ajuste a la enseñanza pretendida. Fué realizado con maestras y enfermeras de la Facultad de Enfermería de Teresópolis, Rio de Janeiro, que actúan tanto en la enseñanza teórica en la Facultad, así como en la enseñanza práctica y en la asistencia en el Hospital-Escuela de la referida institución. Se trata de una investigación cualitativa, en que se utilizo la metodología de Investigación-Acción Existencial según René Barbier. El análisis y la interpretación de los dactos fueron realizados por medio del Abordaje del Conocimiento Socio-Poético. Los resultados indicaron que la concepción pedagógica fundada en una dimensión holística todavía no és bien acepta. Se destaca, en esta investigación, la importancia de una Educación amplia, que utilize la dimensión holística en la formación ya que la práctica de esta categoría profesional és una práctica humana y social, que al atender el individuo, los grupos e las comunidades en su totalidad estará contribuyendo para el proceso de ciudadanía de estos y, consecuentemente, revirtiendo el cuadro de Exclusión Social que afecta todo el conjunto de nuestra sociedad y, de una forma cada vez más incisiva, a la área de la salud.

Enfermería; Docência; Holismo; Concepcão pedagógica


The central theme of the actual study is the formation of a professional on nursing. It is connected to the line of knowledge social production research. Its goal is to propose a pedagogical approach under a holistic pattern, as a mediator of relations between professionals and patients, adjusted to the intended teaching. It has been applied among teachers and nurses at Nursing University in Teresôpolis (RJ), who work both in theoretical teaching at the University itself as for the practical one, as well as by providing their assistance for the School-Hospital of the same Institution. This is a qualitative research, having as its methodology that one as per René Barbier i.e. the Living-Action Research. The analysis and interpretation of data have been accomplished through the approach of Social-Poetical Knowledge. The results indicated that the pedagogical conception based on a holistic dimension is not yet fully noticed by the professionals who attended to the study; notwithstanding, it is well accepted. The importance of an encircling Education, that can use the holistic dimension in the formation of a nurse, considering the social and humanistic role of such a professional category must be pointed out in this research; these professionals, by assisting to the individual, as well as to groups and communities in their totality will be helping them in their citizenship process and, as a consequence, will also be contributing to the reverting of the social exclusion status that affects our society as a whole, and is an even more keen way in the field of health.

Nursing; Docência; Holism; Pedagogic conception


RESUMOS

Dimensão holística para o ensino de enfermagem

Valéria da Silva Telles

Professora Assistente do Curso de Enfermagem Faculdade de Teresópolis - RJ

Orientadora: Miriam P.S.Z. Crispun

TELLES, Valéria da Silva. Dimensão Holística para o Ensino de Enfermagem. Dissertação (Mestrado em Educação). Rio de Janeiro, Faculdade de Educação da UERJ. 1998. 196 p.

RESUMO

O estudo tem como tema central a formação do profissional de Enfermagem. Vincula-se este trabalho à Linha de Pesquisa Produção Social do Conhecimento. O objetivo deste estudo foi propor uma abordagem pedagógica valorizada por um paradigma holístico, mediadora das relações entre profissionais e clientes, que se adeque ao ensino pretendido. Foi realizado com professoras e enfermeiras da Faculdade de Enfermagem de Teresópolis, Rio de Janeiro, que atuam tanto no ensino teórico dentro da Faculdade em si, quanto no ensino prático e na assistência no Hospital-Escola da referida instituição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação Existencial segundo René Barbier. A análise e a interpretação dos dados foram realizadas através da Abordagem do Conhecimento Sócio-Poética. Os resultados indicaram que a concepção pedagógica baseada numa dimensão holística ainda não é totalmente percebida pelas profissionais que participaram do estudo, porém, é bem aceita. Ressalte, nesta pesquisa, a importância de uma Educação abrangente, que utilize a dimensão holística na formação do enfermeiro, visto ser a prática desta categoria profissional uma prática humana e social, que ao atender o indivíduo, os grupos e as comunidades em sua totalidade estará contribuindo para o processo de cidadania destes e, conseqüentemente, revertendo o quadro de Exclusão Social que atinge nossa sociedade como um todo e, de forma cada vez mais incisiva, a área da saúde.

Palavras-chave: Enfermagem -Docência - Holismo - Concepção pedagógica.

ABSTRACT

The central theme of the actual study is the formation of a professional on nursing. It is connected to the line of knowledge social production research. Its goal is to propose a pedagogical approach under a holistic pattern, as a mediator of relations between professionals and patients, adjusted to the intended teaching. It has been applied among teachers and nurses at Nursing University in Teresôpolis (RJ), who work both in theoretical teaching at the University itself as for the practical one, as well as by providing their assistance for the School-Hospital of the same Institution. This is a qualitative research, having as its methodology that one as per René Barbier i.e. the Living-Action Research. The analysis and interpretation of data have been accomplished through the approach of Social-Poetical Knowledge. The results indicated that the pedagogical conception based on a holistic dimension is not yet fully noticed by the professionals who attended to the study; notwithstanding, it is well accepted. The importance of an encircling Education, that can use the holistic dimension in the formation of a nurse, considering the social and humanistic role of such a professional category must be pointed out in this research; these professionals, by assisting to the individual, as well as to groups and communities in their totality will be helping them in their citizenship process and, as a consequence, will also be contributing to the reverting of the social exclusion status that affects our society as a whole, and is an even more keen way in the field of health.

Keywords: Nursing -Docência -Holism - Pedagogic conception.

RESUMEN

El presente estúdio tiene como tema central la formación del profesional de Enfermería. Se conecta este trabajo a la Línea de Investigación de la Producción Social del Conocimiento. El objetivo de este estúdio fué proponer un abordaje pedagógico valorizado por un modelo holístico, mediador de las relaciones entre profesionales y clientes, que se ajuste a la enseñanza pretendida. Fué realizado con maestras y enfermeras de la Facultad de Enfermería de Teresópolis, Rio de Janeiro, que actúan tanto en la enseñanza teórica en la Facultad, así como en la enseñanza práctica y en la asistencia en el Hospital-Escuela de la referida institución. Se trata de una investigación cualitativa, en que se utilizo la metodología de Investigación-Acción Existencial según René Barbier. El análisis y la interpretación de los dactos fueron realizados por medio del Abordaje del Conocimiento Socio-Poético. Los resultados indicaron que la concepción pedagógica fundada en una dimensión holística todavía no és bien acepta. Se destaca, en esta investigación, la importancia de una Educación amplia, que utilize la dimensión holística en la formación ya que la práctica de esta categoría profesional és una práctica humana y social, que al atender el individuo, los grupos e las comunidades en su totalidad estará contribuyendo para el proceso de ciudadanía de estos y, consecuentemente, revirtiendo el cuadro de Exclusión Social que afecta todo el conjunto de nuestra sociedad y, de una forma cada vez más incisiva, a la área de la salud.

Palabras clave: Enfermería -Docência -Holismo - Concepcão pedagógica.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Set 1998
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br