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Construção e validação de tecnologia educacional para prevenção de complicações em estomias intestinais/pele periestomia

RESUMO

Objetivo:

Construir e validar cartilha educativa para prevenção de complicações em estomias intestinais e pele periestomia.

Métodos:

Estudo metodológico desenvolvido em: 1. Levantamento do perfil clínico dos pacientes; 2. Revisão integrativa; 3. Construção da tecnologia; 4. Validação do material educativo. Utilizou-se a técnica Delphi, com 18 juízes com expertise na área de estomaterapia. Para tratamento dos dados, empregou-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), análise descritiva, Índice Kappa (K), teste binomial e Índice de Validade de Conteúdo (IVC).

Resultados:

Considerou-se a taxa de concordância entre os juízes superior a 0,61, para o K p > 0,05, proporção de 80% para o teste binomial e 80% para o IVC. A cartilha apresentou um ótimo índice para o K, teste binomial e validade de conteúdo global, tornando-se validada.

Considerações Finais:

A cartilha foi validada em aparência e conteúdo, sendo um instrumento que pode favorecer a comunicação entre profissionais e pessoas com estomias.

Descritores:
Prevenção; Estomias; Tecnologia Educativa; Estudos de Validação; Educação em Saúde

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