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Animação educativa sobre cuidados domiciliares com o prematuro

RESUMO

Objetivo:

elaborar e validar animação sobre os cuidados com o prematuro no domicílio.

Método:

Estudo metodológico em três etapas: revisão integrativa sobre cuidados domiciliares; elaboração da animação com base no “Modelo de Atividades de Vida” de Roper, Logan e Tierney, e validação de conteúdo e aparência por especialistas em neonatologia. Para desenvolver a animação seguiu-se: storyboard; definição de objetos; especificação de quadros-chave; e geração de quadros entre os quadros-chave.

Resultados:

Dos 53 artigos selecionados na revisão foram extraídos os cuidados e agrupados nas doze atividades de vida. Foram produzidos três storyboards no sentido de contemplar todos esses cuidados, e foram validados por 22 especialistas. A maioria dos cuidados obteve concordância acima de 80%.

Conclusão:

A validação dos storyboards possibilitou vislumbrar as modificações em cenas e diálogos de forma mais clara e minuciosa. A animação é uma tecnologia educacional inovadora no apoio ao ensino-aprendizagem de pais e familiares.

Descritores:
Recém-Nascido Prematuro; Tecnologia Educacional; Animação; Enfermagem Neonatal; Estudos de Validação

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