Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados à percepção do medo da COVID-19 em estudantes universitários

RESUMO

Objetivo:

analisar os fatores associados à percepção de medo da COVID-19 em estudantes universitários brasileiros.

Métodos:

estudo analítico transversal, online, realizado em uma universidade pública brasileira com 1.437 estudantes de graduação entre setembro e novembro de 2020. Utilizou-se a Escala de Medo da COVID-19 para aferição do construto principal. A análise dos dados se deu pelos testes U de Mann-Whitney, r de Cohen e análise de regressão linear múltipla.

Resultados:

foram fatores associados ao medo da COVID-19 em estudantes universitários as variávies sexo biológico, percepção de boa qualidade de sono, muitos dias de acesso a informações, não cumprir distanciamento social, relato de horas suficientes de sono, não possuir companheiro(a), orientação sexual não heterossexual, ser do grupo de risco para COVID-19 e consumo tabaco.

Conclusões:

os achados do estudo podem contribuir para a discussão sobre as fragilidades que a população universitária está vivenciando neste período pandêmico.

Descritores:
Medo; COVID-19; Estudantes; Universidade; Fatores de Risco

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br