Acessibilidade / Reportar erro

Educação em saúde com idosos: pesquisa-ação com profissionais da atenção primária

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o desenvolvimento e implementação de uma ação de educação permanente.

Método:

Pesquisa quantitativo-qualitativa baseada na pesquisa-ação em 3 fases (diagnóstico da realidade, implementação de atividade e avaliação), realizada com profissionais de saúde e gerentes de unidades básicas. A avaliação se deu pela percepção de mudanças imediatamente à atividade e após 120 dias.

Resultados:

Na 1ª fase, participaram 110 profissionais, dos quais 36,4% apontaram a existência de grupos para idosos no trabalho. Na 2ª fase, participaram 98 profissionais, que apontaram interferências do grupo na vida do idoso, itens de importância e facilitação para construção de grupos e atividade baseada na realidade. A 3ª fase mostrou, na análise quantitativa, impacto positivo do treinamento; e, na qualitativa, releitura dos grupos e manejo com mais conhecimento, segurança e respeito ao idoso.

Considerações finais:

A educação permanente abre caminhos para a construção da atenção diferenciada aos idosos pautada no respeito e na promoção da saúde.

Descritores:
Educação em Saúde; Idoso; Capacitação Profissional; Educação Continuada; Avaliação Educacional

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br