RESUMO
Objetivo:
analisar fatores associados aos erros dos estudantes de enfermagem durante a aprendizagem clínica e as suas perceções destes eventos constituírem oportunidade de aprendizagem e de desenvolvimento.
Método:
Investigação com desenho de Métodos Mistos de acordocom Creswell e Clark. A dimensão qualitativa incluiu entrevistas presenciais e pela internet. A análise de dados seguiu o método de Miles e Huberman.
Resultados:
Os erros dos estudantes foram revelados Segundo as suas perceções em todas as fases do processo de enfermagem e nas competências transversais. Os erros foram reconhecidos como oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento.
Considerações finais:
Os estudantes reconheceram o seus erros e atribuíram a sim mesmos as razões e o que teria prevenido a sua ocorrência. O Método Misto foi um desenho adequado para estudar o fenómeno. A dimensão qualitativa foi essencial para revelar e alcançar o objetivo. São apresentadas sugestões alicerçadas nos resultados.
Descritores:
Pesquisa em Enfermagem; Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Erros Médicos; Pesquisa Qualitativa