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Erros dos estudantes de enfermagem em aprendizagem clínica. Resultados qualitativos em investigação de métodos mistos

RESUMO

Objetivo:

analisar fatores associados aos erros dos estudantes de enfermagem durante a aprendizagem clínica e as suas perceções destes eventos constituírem oportunidade de aprendizagem e de desenvolvimento.

Método:

Investigação com desenho de Métodos Mistos de acordocom Creswell e Clark. A dimensão qualitativa incluiu entrevistas presenciais e pela internet. A análise de dados seguiu o método de Miles e Huberman.

Resultados:

Os erros dos estudantes foram revelados Segundo as suas perceções em todas as fases do processo de enfermagem e nas competências transversais. Os erros foram reconhecidos como oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento.

Considerações finais:

Os estudantes reconheceram o seus erros e atribuíram a sim mesmos as razões e o que teria prevenido a sua ocorrência. O Método Misto foi um desenho adequado para estudar o fenómeno. A dimensão qualitativa foi essencial para revelar e alcançar o objetivo. São apresentadas sugestões alicerçadas nos resultados.

Descritores:
Pesquisa em Enfermagem; Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Erros Médicos; Pesquisa Qualitativa

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