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Simulação clínica no ensino de Enfermagem pediátrica: percepção de estudantes

RESUMO

Objetivos:

conhecer as percepções dos estudantes de graduação em Enfermagem acerca de aprender o cuidado da criança e da família por meio da simulação clínica.

Métodos:

trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com dez estudantes de Enfermagem por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo.

Resultados:

os dados foram organizados em duas categorias: “aprendendo uma nova forma de aprender”, em que os estudantes descrevem suas experiências ao vivenciar a simulação, e “aprendendo uma nova forma de cuidar”, na qual eles refletem sobre os ganhos da simulação no aprendizado.

Considerações finais:

consideramos que a prática da simulação clínica no ensino deve ser encorajada em razão dos benefícios que podem trazer a alunos, docentes e aos pacientes e suas famílias. Entretanto, recomendamos a realização de novos estudos com o intuito de validar cenários na atenção à criança e sua família.

Descritores:
Estudantes de Enfermagem; Enfermagem Pediátrica; Simulação; Pesquisa Qualitativa; Educação em Enfermagem

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