TRIBUNA DO LEITOR
Parabéns, Stella Barros
A presença da ABEn à grande manifestação popular, em Brasília, no dia 26.08.92, quando da aprovação do Relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), sobre os desmandos e a corrupção que envolve o Presidente Collor, foi motivo de orgulho desta associada.
É bom saber que contamos com colegas e lideranças corajosos, atuantes e que encaram os riscos de frente e junto com o povo.
A nossa participação deve ter a face da vanguarda, daqueles que vêem antes, e não assumem posição governamental após desfechos.
No meio do povo, como povo, ouvi a voz da minha entidade. Fiquei feliz por pertencer à ABEn e ter você como presidente.
Maria Therezinha Nóbrega da Silva
26.08.92
NOVÍSSIMO
Se você é interessado no estudo de Recuros Humanos em Saúde, não perca a oportunidade de solicitar ao Ministério da Saúde (Esplanada dos Ministérios - Bloco "G" - 6º andar - s/635 - CEP 70.058-900, Brasília, DF - Telefone: (061) 315-2861), o Boletim Informativo R.H. - SUS.
O primeiro número acaba de ser publicado.
Aja rápido, a tiragem foi de 20.000 exemplares e as notícias são atualizadíssímas.
ANOTE - Recursos Humanos volta a ser preocupação do Ministério da Saúde.
Nos dias 26, 17 e 28 de agosto ocorreu, em Brasília, o Seminário: "Investigação sobre Recursos Humanos em Saúde", promovido pela Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos para o SUS/Ministério da Saúde/Organização Panamericana da Saúde, com o objetivo de:
" - identificar a situação atual da investigação na área de Recursos Humanos em Saúde e,
- identificar áreas temáticas para a investigação sobre Recursos Humanos em Saúde e
- definir estratégias e ações para o desenvolvimento do campo de investigação sobre Recursos. Humanos em Saúde".
Tal iniciativa, deve-se ao fato de o Ministério da Saúde estar preocupado em dar resposta ao seu compromisso frente ao Art. 200 da Constituição Federal - "Ao Sistema Único de Saúde (SUS) compete (. . .) ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde (e).. . incrementar, em sua área dè atuação, seu desenvolvimento científico e tecnológico". E, nesse sentido, vem buscando formas de conhecer o número de profissionais de saúde produzidos pelas escolas; o atual mercado de trabalho, nas áreas públicas e privada; a evasão desses profissionais dos serviços de saúde, examinando suas causas; a política de recursos humanos em saúde e o agente do trabalho em saúde; e outras vertentes de investigação importantes para a compreensão desses atores de rara significação para o sucesso da implantação definitiva do SUS.
Vários foram aqueles representantes de categorias e pesquisadores da área de Recursos Humanos que estiveram presentes ao evento, a convite do Ministério da Saúde. Entre eles, a enfermagem contou com as presenças da Presidente da ABEn-Nacional, Stella Maria P.Fernandes Barros e das enfermeiras Maria Luiza Anselmi (da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - São Paulo) e Maria Therezinha, Nóbrega da Silva (da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ), ambas representando grupos de trabalho de pesquisas regionais sobre Recursos Humanos em Enfermagem.
Ressalta-se, também, a participação de Izabel dos Santos, pela OPAS/OMS e Joana Azevedo da Silva que, além de enfermeira é a atual Coordenadora da Coordenação Geral de DRH/SUS do Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde, em breve, deve publicar o relatório final do Seminário, orientando os pesquisadores, principalmente aqueles organizados em grupos, sobre as principais linhas de pesquisa na área de Recursos Humanos, de importância para o Ministério da Saúde.
Pela transcendência que tal iniciativa pode a médio e longo prazos trazer de contribuição na melhoria da prestação de serviços de saúde à população; os enfermeiros presentes ao evento parabenizam a enfermeira Joana Azevedo da Silva, responsável pela criação do espaço de debate e troca de idéias, por mais esse avanço no sentido da construção do SUS.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
26 Fev 2015 -
Data do Fascículo
Set 1992