Acessibilidade / Reportar erro

Autonomia do paciente: o vivencial do aluno de graduação em enfermagem

Autonomía del paciente: lo vivencial del alumno del curso de enfermería

The patient's autonomy: the experience of undergraduate nursing students

RESUMOS DE TESE / DISSERTAÇÃO1 1 Cópia das teses/dissertações solicitar informações pelo e-mail cepen@abennacional.org.br.

Autonomia do paciente: o vivencial do aluno de graduação em enfermagem

The patient's autonomy: the experience of undergraduate nursing students

Autonomía del paciente: lo vivencial del alumno del curso de enfermería

Autora: Cristina de Araújo Lasevicius

Orientadora: Maria C. Komatsu Braga Massarollo

RESUMO

Este estudo teve como objetivo desvelar a vivência dos alunos de graduação em enfermagem, em situações que envolvem a autonomia do paciente. Optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa, na vertente fenomenológica, segundo a modalidade "estrutura do fenômeno situado". Foram entrevistados oito alunos do quarto ano de graduação, que responderam à seguinte questão norteadora: "Conte-me uma situação relacionada à autonomia do paciente, vivida por você, durante algum estágio curricular". Cada discurso foi analisado individualmente, sendo realizada a análise ideográfica, que gerou os seguintes temas: "Caracterizando a autonomia do paciente", "Convivendo com os sentimentos gerados em situações que envolvem a autonomia do paciente", "Buscando subsídios para nortear suas ações", "Intervindo e avaliando os resultados" e "Identificando o papel do profissional de saúde frente à autonomia do paciente". Pela análise nomotética, buscou-se as convergências e divergências das unidades de significado, em direção à estrutura geral do fenômeno. As proposições que emergiram, revelam que, para o aluno, o significado de autonomia apresenta ambigüidade, mas é fundamental identificar-se com o ser paciente, reconhecê-lo como um sujeito dotado de vontade própria - que deve tomar decisões de forma esclarecida, assumindo as responsabilidades decorrentes - compreendê-lo como um "fim" e não como um "meio" no processo de cuida/tratar e atuar como um agente de mudanças.

  • 1
    Cópia das teses/dissertações solicitar informações pelo e-mail
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      27 Jun 2014
    • Data do Fascículo
      Fev 2002
    Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
    E-mail: reben@abennacional.org.br