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Publicações em enfermagem: levantamento de prioridades

Resumos

A Comissão Especial do Livro-Texto da ABEn concretizou um levantamento sobre as prioridades de publicação em enfermagem no Brasil. Dos objetivos constaram: levantar os temas mais carentes de literatura na opinião de docentes das escolas de enfermagem do país; verificar as principais dificuldades encontradas para a elaboração de trabalhos e as formas de apresentação da literatura preferida pelos docentes. Ao questionário responderam 47,6% das escolas e 39,5% dos docentes. Não houve unanimidade nas respostas pois a falta de literatura atinge todas as áreas. Destacaram-se a necessidade em Enfermagem Psiquiátrica e em Saúde Pública e a preferência dos docentes recaiu sobre os livros-texto e revistas. Como dificuldades maiores para a divulgação do conhecimento responsabilizaram as condições de trabalho, a falta de tempo e recursos financeiros.


The Special Comission on Text-Book of the Nursing Brazilian Association (ABEn) surveyed priorities in nursing for publication in Brazil. A questionnaire was sent to three teachers of every brazilian nursing school and the following subjects were emphatized: areas that needed coverage; difficulties encountered by professors in the edition of nursing texts; and their preferences for available vehicles. 47,6% of the questionnaires were returned by the schools, but only 39,5% of the professors answered. A general lack of pertinent literature was recognized, but Psychiatric Nursing and Public Health were areas more frequently indicated. Professors expressed a general lack both for available time and financial resources were recognized as major difficulties for an effective dissemination of professional information


ARTIGOS

Publicações em enfermagem: levantamento de prioridades* * Trabalho elaborado para a Comissão Especial do Livro-Texto da Associação Brasileira de Enfermagem

Maria Romana FriedlanderI; Cibele AndrucioliII; Neusa M. C. AlexandreII

IEnfermeira Professora Assistente Doutora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

IIEnfermeira. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas

RESUMO

A Comissão Especial do Livro-Texto da ABEn concretizou um levantamento sobre as prioridades de publicação em enfermagem no Brasil. Dos objetivos constaram: levantar os temas mais carentes de literatura na opinião de docentes das escolas de enfermagem do país; verificar as principais dificuldades encontradas para a elaboração de trabalhos e as formas de apresentação da literatura preferida pelos docentes. Ao questionário responderam 47,6% das escolas e 39,5% dos docentes. Não houve unanimidade nas respostas pois a falta de literatura atinge todas as áreas. Destacaram-se a necessidade em Enfermagem Psiquiátrica e em Saúde Pública e a preferência dos docentes recaiu sobre os livros-texto e revistas. Como dificuldades maiores para a divulgação do conhecimento responsabilizaram as condições de trabalho, a falta de tempo e recursos financeiros.

ABSTRACT

The Special Comission on Text-Book of the Nursing Brazilian Association (ABEn) surveyed priorities in nursing for publication in Brazil. A questionnaire was sent to three teachers of every brazilian nursing school and the following subjects were emphatized: areas that needed coverage; difficulties encountered by professors in the edition of nursing texts; and their preferences for available vehicles. 47,6% of the questionnaires were returned by the schools, but only 39,5% of the professors answered. A general lack of pertinent literature was recognized, but Psychiatric Nursing and Public Health were areas more frequently indicated. Professors expressed a general lack both for available time and financial resources were recognized as major difficulties for an effective dissemination of professional information.

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ANEXO 1: Definição de termos

Fonte de referência:

BUONOCORE, D.

- DicionáriodeBibliotecologia: termos relativos a bibliologia, bibliografia, bibliofilia, biblioteconomia, arquivologia, documentologia, tipografia e matérias afins.

2ª ed. Buenos Aires, Ediciones Marymar, 1976.

1 - Livro-Texto - é um livro didático para iniciar o escolar, o estudante secundário e o universitário no conhecimento elementar das diferentes disciplinas de que se compõe o curso.

2 - Manual - é um livro no qual se insere o mais substancial de uma matéria. O manual, como o tratado, tende a dar uma visão íntegra da matéria que aborda mas diferencia-se deste último porque persegue uma finalidade eminentemente didática. Algumas vezes o manual é uma obra coletiva de especialistas, cada um dos quais tem a seu cargo um tema da matéria a ser desenvolvida.

3 - Manual de procedimentos - é um conjunto de guias de instruções para o pessoal. Contém regras de procedimentos para orientar o trabalho de rotina, assim como oferecer modelos de formulários, impressos, listas úteis, etc.

4 - Revista - é uma publicação periódica por cadernos, versando sobre várias matérias ou sobre uma só especificamente. A revista é, ao mesmo tempo, um instrumento de informação e de cultura. Caracteriza-se por seu conteúdo ágil e atual que expressa o pensamento de forma incipiente e rudimentar.

5 - Tratado - é uma obra que resume e condensa, de forma clara e concisa, os conhecimentos mais precisos sobre uma ciência qualquer. O tratado reproduz as opiniões dominantes sobre a disciplina que estuda mas é, ao mesmo tempo, uma obra de análise construtiva, de exame e crítica. Atualmente é uma obra elaborada com a participação de vários autores.

ANEXO 2: Temas considerados prioritários para publicação pelos docentes das escolas e cursos de enfermagem do País

A) Relacionados à profissão e ao profissional.

- Legislação em enfermagem: retrospectiva das conquistas legais, textos comentados das leis, implicações práticas e atribuições legais dos enfermeiros.

- Ética profissional: aspectos ligados à obstetrícia, às emergências, ao aborto, à eutanásia, ao planejamento familiar e outros.

- O enfermeiro e seu papel: reflexões gerais, em Saúde Pública, em trabalhos comunitários, nos programas de saúde a nível nacional, regional e local, na equipe multiprofissional em Psiquiatria, como agente de mudança social e agente terapêutico.

- Reflexões sobre as tendências da enfermagem, a prática profissional, como profissional liberal e os serviços autônomos, as influências do desenvolvimento sócio-econômico na enfermagem.

- Aspectos da história de enfermagem: mundial, brasileira, moderna, origem da enfermagem, no período anterior à Florence, influências da própria Florence, dentro de uma abordagem estrutural e sua integração à legislação profissional.

- Conceituação de enfermagem.

- Conceituação de Saúde Pública versus Enfermagem comunitária.

- Formação, exercício e associações de classe.

- Realidade hospitalar brasileira.

- Moral do enfermeiro brasileiro.

- Emancipação feminina e sua influência na enfermagem.

- Exercício da enfermagem em Centro Cirúrgico.

- Aspectos políticos e sociais da enfermagem.

B) Relacionados à pesquisa e ao ensino.

- Pesquisas atuais.

- Educação para a saúde.

- Questões cotidianas do ensino e do trabalho em enfermagem.

- Formação dos profissionais de enfermagem.

- Educação em serviço.

- Metodologia de pesquisa em enfermagem.

C) Relacionados à administração.

- Pessoal: cálculo, avaliação, escalas de férias e métodos de distribuição de serviço.

- Avaliação da Assistência e auditoria em enfermagem hospitalar e em Saúde Pública.

- Organização dos serviços de enfermagem: teorias de administração, planejamento, regimento, comunicação.

- Sistemas e técnicas de supervisão, direção e controle.

- Unidade de internação e unidade do paciente: estrutura física e funcional de pediatrías, berçários, em psiquiatria e outros.

- Material hospitalar: planejamento, organização e controle.

- Hospitalização conjunta em pediatria e alojamento conjunto.

- Grupos informais na organização assistencial.

- Instituições psiquiátricas.

D) Relacionados às teorias e à metodologia de assistência de enfermagem.

- Sistematização da assistência de enfermagem segundo as várias teorias.

- Teorias de enfermagem.

- Semiologia aplicada à enfermagem.

- Metodologia da assistência de enfermagem em Saúde Pública, Médico-Cirúrgica e outras.

- Consulta de enfermagem incluída no Pré-natal e a criança.

- Assistência de enfermagem centrada em problemas do paciente.

- Prescrição de enfermagem em pediatria.

- Retorno de enfermagem.

- Modalidade da assistência de enfermagem.

Teoria de sistemas aplicada à enfermagem.

E) Relacionados à assistência de enfermagem.

- Fundamentação e atualização das técnicas de enfermagem em adulto e criança incluindo as de Centro Cirúrgico e de Isolamento.

- Relacionamento interpessoal e terapêutico em enfermagem incluindo enfermagem-paciente, enfermagemequipe e enfermagem-família.

- Necessidades Humanas Básicas destacando as de ordem psico-social, espiritual e de sexualidade.

- Tratamentos ministrados pela enfermagem: oxigenoterapia, aplicações de calor e frio, ataduras, soroterapia, cálculo de drogas e soluções, enteroclisma, de feridas, sondagens nasogástrica e vesical e injeções parenterais.

- Assistência de enfermagem ao Recém-nascido: higiene, relacionada às patologias, no pré e pós maturidade, em cirurgias.

- Conforto, posições no leito, prevenção de deformidades, restrição de movimentos, transporte e postura corporal.

- Infecção hospitalar incluindo seu controle e a desinfecção da unidade do paciente.

- Utilização de recursos da comunidade.

- Assistência de enfermagem à mulher: obstétrica, no puerperio, no pré-natal, nos distúrbios menstruais, em oncologia, na esterilidade e infertilidade, no planejamento familiar, aspectos emocionais na gravidez e puerpério, assistência no ciclo evolutivo, bem como programas de saúde da mulher.

- Influências regionais na prevenção de moléstias.

- Enfermagem em Doenças Transmissíveis: aspectos preventivos, curativos e de reabilitação.

- Assistência de enfermagem na Adolescência e nas delinqüências infanto-juvenis.

- Aspectos de enfermagem da criança: alimentação e reidratação oral, crescimento e desenvolvimento, imunizações, manutenção da saúde da criança, recreação da criança hospitalizada, necessidades psico-sociais da criança sadia, administração de medicamentos, necessidades básicas, maus tratos, bem como programas de saúde da criança.

- Assistência de enfermagem pediátrica: traumatologia, ortopedia, desidratação e desnutrição, crianças institucionalizadas, nas emergências, nas anomalias congênitas, nas afecções cardio-respitarórias, neurológicas, protológicas, nas cirurgias, com afecções mais comuns no Brasil.

- Pediatria social e preventiva.

- Assistência de enfermagem em Saúde Pública: escolar, familiar e hospitalar incluindo visita domiciliar para a criança e o adulto.

- Exames de diagnóstico incluindo Rx.

- Assistência de enfermagem no adulto relacionada a transplantes, oncologia, neurologia, neurocirurgia, urologia, ortopedia, traumatologia, emergências, hipertensão, cirurgia plástica e reparadora, dermatologia, coaguloterapias quimioterapia, geriatria, suporte nutricional, antibiotiterapia, bem como nas patologias mais comuns no Brasil.

- Imunologia.

- Assistência de enfermagem nos distúrbios de comportamento da criança e do doente mental, em psiquiatria das famílias e de comunidades e nos distúrbios afetivos psicóticos.

- Grupos de apoio e psicoterapias de grupo, psicoterapia em geral, terapia ambiental, terapia com atividades (ocupacional, recreacional, educacional) e comunidades terapêuticas.

- A doença mental e a sociedade: tabus e preconceitos.

- Saúde mental: prevenção e toxicomanias.

- Assistência de enfermagem no pré, trans e pós-operatório.

- Recuperação pós-anestésica.

- Componentes do processo saúde doença.

- Enfermagem do trabalho.

- Investigação e vigilância epidemiológica.

- A família na sociedade moderna.

- O paciente crônico.

- Enfermagem ambulatorial (de saúde mental e outros)

- Intervenções em crises.

- Instrumentos básicos de enfermagem.

- Medicina legal.

- Enfermagem em U.T.I.

- Enfermagem em reabilitação.

- Saneamento.

  • 1. ADAMI, N.P. et alii. A produção científica dos enfermeiros nas reuniões da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, 18(1):77-84, abr. 1984.
  • 2. ALMEIDA, M.C.P. et alii. A produção do conhecimento na Pósgraduação em Enfermagem no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 33. Anais... Manaus, 1981.
  • 3. ANGERAMI, E.L.S. & ALMEIDA, M.C.P. de Divulgação do conhecimento científico na Enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, 16(2):211-23, ago. 1982.
  • 4. ______ Prioridades de investigação em Enfermagem. Revista Paulista de Enfermagem. São Paulo, 5(2):47-53, abr./jun. 1985.
  • 5
    BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Resolução nº 4 de 25 de fev. de 1972. Estabelece o Currículo Mínimo nos Cursos de Enfermagem e Obstetrícia. Lúcia. In: BRASIL. Leis, decretos, etc. Enfermagem, legislação e assuntos correlatos, 3.ed. Rio de Janeiro, s.ed. 1974. v.3,p.
  • 6. TSUNECHIRO, M.S. et alii. Instrumento para análise de periódico de Enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo, 17(2):107-17, ago. 1983.
  • 7. VIEIRA, T.T. Produção científica em enfermagem no Brasil: 1960 -1979. Salvador, Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem, 1980. Tese.
  • *
    Trabalho elaborado para a Comissão Especial do Livro-Texto da Associação Brasileira de Enfermagem
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      02 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      Dez 1987
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