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Ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de graduação em enfermagem

RESUMO

Objetivo:

caracterizar o ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de graduação em enfermagem.

Método:

estudo transversal, realizado nas matrizes curriculares de 553 cursos superiores de enfermagem. A coleta dos dados ocorreu por meio do acesso aos websites do Ministério da Educação e das instituições de ensino.

Resultados:

os cursos de enfermagem que ofereciam disciplina de Libras se localizavam, predominantemente, no Sudeste (36%), oriundos de instituições privadas (87,2%). A maioria das disciplinas de Libras (82%) foi ofertada, de forma obrigatória, na segunda metade do curso (46,7%) e o semestre no qual mais ocorreu a oferta foi o oitavo (15,9%). Houve associação (p<0,001) entre a oferta de disciplina e a variável “categoria pública ou privada”.

Conclusões:

houve predomínio de oferta de disciplina de Libras em instituições privadas na Região Sudeste, com carga horária de 40 horas, ofertada na segunda metade do curso.

Descritores:
Educação em Enfermagem; Bacharelado em Enfermagem; Educação Superior; Línguas de Sinais; Currículo

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