Acessibilidade / Reportar erro

Mulheres em situação de perda fetal: limitações assistenciais de enfermeiros

RESUMO

Objetivo:

Apresentar as limitações assistenciais de enfermeiros a mulheres em situação de perda fetal, tencionando uma reflexão sobre esse desafio para as práticas de cuidado.

Método:

Estudo reflexivo com enfoque teórico pautado em publicações nacionais e internacionais, aliado à experiência das pesquisadoras na área da saúde da mulher e obstetrícia.

Resultados:

Identificam-se limitações relacionadas à assistência de enfermeiros envolvendo sensação de insegurança e impotência, atitudes impróprias desses profissionais com as mulheres, dificuldades em lidar com aspectos emocionais, além de problemas estruturais dos serviços de saúde.

Considerações finais:

Este estudo aponta que existem desafios para qualificar a assistência de Enfermagem a mulheres em situação de perda fetal, perpassando desde a formação acadêmica até a educação contínua nos serviços de saúde. Aspectos de ordem relacional devem ser valorizados, demandando mais sensibilidade por parte de enfermeiros, em relações mais empáticas no atendimento a mulheres em situação de perda fetal.

Descritores:
Morte Fetal; Saúde da Mulher; Cuidado de Enfermagem; Relações Enfermeiro-Paciente; Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br