Acessibilidade / Reportar erro

Vidas em tratamento para Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus: sentimentos e comportamentos

RESUMO

Objetivo:

Compreender os sentimentos e comportamentos de pessoas em tratamento para a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM).

Método:

Estudo qualitativo embasado na Teoria Fundamentada nos Dados e no Interacionismo Simbólico, com 27 participantes em tratamento para HAS e DM acompanhados pela equipe Estratégia Saúde da Família. Procedeu-se a codificação aberta, axial e seletiva que originaram três categorias teóricas e a categoria central.

Resultados:

O cotidiano de vida está explícito no (des)cuidado de si com a doença crônica e sentimentos de tristeza e ansiedade são expressos como motivos condicionantes para o descontrole da doença. Aponta que as pessoas se cuidam movidas pelo medo das complicações, reforçou a necessidade de orientação sobre o uso da medicação e do empoderamento do doente crônico para o autocuidado e cuidado do outro.

Considerações finais:

Conhecer comportamentos e sentimentos das pessoas com HAS e/ou DM permite uma atuação profissional além da condição crônica.

Descritores:
Doença Crônica; Adesão à Medicação; Emoções; Diabetes Mellitus; Hipertensão

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br