Acessibilidade / Reportar erro

Estimulação precoce diante do desenvolvimento da criança com microcefalia: percepção materna

RESUMO

Objetivo:

Conhecer a percepção materna acerca da estimulação precoce e sua repercussão no desenvolvimento da criança com microcefalia associada ao zika vírus.

Método:

Estudo qualitativo, realizado de junho a agosto de 2017 com cinco mães de crianças diagnosticadas com microcefalia associada ao zika vírus. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais com roteiro semiestruturado e avaliados pela análise de conteúdo, em sua modalidade temática.

Resultados:

Verificou-se que as mães reconheceram os benefícios e os avanços no desenvolvimento da criança após o início da estimulação precoce. Ressalta-se que a dificuldade de transporte foi o principal motivo para a falta de assiduidade nas consultas, e que o curto tempo de estimulação consistiu na principal fragilidade do serviço.

Considerações finais:

O reconhecimento da percepção materna e das dificuldades e fragilidades do serviço podem contribuir na elaboração de políticas públicas e no planejamento da assistência holística à criança com microcefalia e sua família.

Descritores:
Microcefalia; Desenvolvimento Infantil; Saúde da Criança; Zika Vírus; Enfermagem Pediátrica

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br