Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da atuação do enfermeiro em telemedicina

RESUMO

Objetivo:

Descrever a atuação do enfermeiro no Programa de Telemedicina em Cardiologia implantado em Pernambuco, Brasil.

Métodos:

Estudo qualitativo, com público-alvo de enfermeiros, realizado entre julho e dezembro de 2016 nas Unidades de Pronto Atendimento. Os dados foram coletados por meio de um instrumento on-line, constando de questões abertas e fechadas, realizado com 19 profissionais. Os dados foram analisados através do discurso do sujeito coletivo pelo QuantiQualisoftware.

Resultados:

A amostra foi composta de 19 enfermeiros, em sua maioria do sexo feminino (80%), com média de idade de 30 anos. Foram construídas duas ideias centrais: conhecimento dos enfermeiros sobre o Programa de Telemedicina em Cardiologia; e ações desenvolvidas pelos enfermeiros. Ainda, foi construído um fluxo do atendimento do Programa.

Considerações finais:

O enfermeiro na Telecardiologia desempenha funções de assistência e educação continuada de monitoramento e de cunho formativo aos pacientes.

Descritores:
Cuidados de Enfermagem; Telemedicina; Técnicas de Diagnóstico Cardiovascular; Informática em Enfermagem; Doenças Cardiovasculares

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br