Acessibilidade / Reportar erro

Percepção de egressos sobre a formação do Técnico de Enfermagem

RESUMO

Objetivos:

interpretar a percepção de egressos do curso técnico de enfermagem sobre o processo de aprendizagem desenvolvido durante sua formação.

Métodos:

estudo qualitativo realizado no período de março a setembro de 2021, a partir de entrevistas com 20 egressos do curso técnico de enfermagem de uma escola do Centro-Oeste paulista, por meio da análise temática, utilizando a ferramenta NVivo.

Resultados:

foram identificados os temas: método tradicional de ensino, estratégias ativas de aprendizagem, atribuição de valor à proatividade e às vivências na prática profissional.

Considerações Finais:

para os egressos, o processo de ensino encontra-se essencialmente pautado no método tradicional, embora existam iniciativas de implantação de estratégias ativas e reconhecimento da importância de avançar na proatividade do estudante e aproximação com a prática.

Descritores:
Educação; Educação Técnica Em Enfermagem; Aprendizagem; Capacitação De Recursos Humanos Em Saúde; Formação Profissional

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br