Acessibilidade / Reportar erro

Saberes de estudantes de enfermagem sobre a humanização

Conocimiento de estudiantes de enfermería sobre la humanización

RESUMO

Objetivo:

identificar os sentidos e as práticas representativas de humanização na formação do enfermeiro.

Método:

pesquisa qualitativa, apoiada na política nacional de humanização e no conceito de representação social. Realizou-se entrevista com 40 acadêmicos de enfermagem de um curso de graduação da rede pública. Utilizou-se o software ALCESTE para análise de conteúdo do tipo lexical.

Resultados:

os sentidos da humanização se constroem na prática e nas disciplinas de ciências sociais e humanas. A articulação da teoria com a prática é representativa da humanização, mas esta não se efetiva nas experiências de aprendizagem. A atuação do professor e o trabalho em equipe são elementos que influenciam a humanização.

Conclusão:

conclui-se pelo reforço do tema da humanização na transversalidade da formação, com estratégias e experiências de ensino-aprendizagem que façam sentido para os acadêmicos, destacando-se a aliança entre a teoria e a prática, o ensino e o serviço, a pesquisa e a assistência.

Descritores:
Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Humanização da Assistência; Educação em Enfermagem; Psicologia Social

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br