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Qualidade de vida de estudantes de mestrado e doutorado da área da saúde

RESUMO

Objetivos:

avaliar a qualidade de vida de estudantes de mestrado e doutorado da área da saúde.

Métodos:

estudo transversal, realizado com 503 mestrandos e doutorandos do Centro-Oeste brasileiro, usando o WHOQOL-BREF para analisar sua qualidade de vida. A análise incluiu o coeficiente alfa de Cronbach, análise fatorial confirmatória e análises bivariada e multivariada.

Resultados:

maior idade e ter filho associaram-se com maiores escores médios de qualidade de vida, enquanto diagnóstico de ansiedade/depressão, dificuldade em gerir atividades acadêmicas e pessoais e pensar em desistir do curso foram associados a menores escores médios nos domínios da qualidade de vida (p<0,05).

Conclusões:

estudantes de mestrado e doutorado têm redução da qualidade de vida durante todo o período de formação, principalmente na saúde psicológica e física. A gestão das atividades acadêmicas e desistir do curso são as principais variáveis associadas a diminuição da qualidade de vida desses estudantes.

Descritores:
Qualidade de Vida; Educação de Pós-Graduação; Estudantes; Saúde Mental; Profissões de Saúde

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