Acessibilidade / Reportar erro

Tecnologias educativas para promoção do (auto) cuidado de mulheres no pós-parto

Tecnologías educativas para promocionar el (auto) cuidado de mujeres en el posparto

RESUMO

Objetivo:

avaliar a literatura nacional e internacional sobre o uso de tecnologias educativas para promoção do autocuidado de mulheres no pós-parto.

Método:

trata-se de uma revisão integrativa da literatura. As produções foram coletadas nas bases CINAHL, SCOPUS, PubMed, SciELO, LILACS e Cochrane, utilizando como recorte temporal o período de janeiro/2004 a julho/2014, nos idiomas português, inglês, espanhol e francês, selecionadas a partir dos descritores: postpartum period, educational technology, nursing e self care. Ao final, procedeu-se à análise de 27 artigos.

Resultados:

dentre as informações, observou-se que as escalas, o aconselhamento e a visita domiciliar foram as tecnologias educativas mais recomendadas.

Conclusão:

as tecnologias favorecem a comunicação, mas por vezes são dependentes de computador e internet, dificultando o acesso para mulheres de baixa renda.

Descritores:
Período Pós-Parto; Tecnologia Educacional; Enfermagem; Autocuidado; Revisão

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br