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Efeito pororoca na educação permanente em saúde: sobre a interação pesquisa-trabalho

RESUMO

Objetivo:

construir responsabilidade municipal com a política de educação permanente na saúde a partir da interação entre práticas de pesquisa e inovação no trabalho.

Método:

relato de experiência com estruturação de encontros dialógicos que possibilitaram o diagnóstico participativo e a gestão estratégica articulada à pesquisa em ensino da saúde.

Resultados:

com as atividades e a interação identificamos forças ativas na reinvenção da formação de trabalhadores inseridos na rede de serviços sanitários na esfera municipal, em que foi possível compreender três fluxos: “interações dentro e fora”, “movimentos de encontros” e “arranjos coletivos estratégicos”.

Considerações finais:

a pesquisa-ação colaborativo-crítica possibilitou a construção de movimentos coletivos que apontaram caminhos para produção de novos sentidos na formação em saúde e oportunizaram a criação estratégica do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, como tarefa de gestão municipal não dependente da política de governo federal.

Descritores:
Educação Continuada; Pessoal de Saúde; Enfermeiros; Políticas de Saúde; Inovação

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