Acessibilidade / Reportar erro
Este documento está relacionado com:

Modelo de ensino ativo para o desenvolvimento do pensamento crítico

RESUMO

Objetivo:

Apresentar a experiência de elaboração e implementação do Modelo de Ensino Ativo para o Desenvolvimento do Pensamento Crítico (MEAPC), associado ao Problem-Based Learning (PBL), para estudantes de graduação em Enfermagem.

Método:

Relato de experiência da intervenção educativa (MEAPC + PBL) com estudantes de graduação em Enfermagem, em um curso de 20 horas sobre Suporte Básico de Vida (SBV). O MEAPC foi validado por juízes com objetivo de nortear a análise de casos clínicos. As habilidades de Pensamento Crítico (PC) foram avaliadas pelo instrumento California Critical Thinking Skills Test.

Resultado:

A intervenção educativa ocorreu em duas fases: elaboração e implementação, permitindo não apenas a produção de conhecimento sobre SBV, mas também o desenvolvimento do PC e troca de experiências para o ensino-aprendizado.

Conclusão:

A associação do MEAPC ao PBL em curso de SBV organizou o aprendizado, oportunizou aquisição de conhecimentos e o estímulo às habilidades do PC.

Descritores:
Enfermagem; Educação em Enfermagem; Aprendizagem Baseada em Problemas; Pensamento; Ensino Superior

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br