Acessibilidade / Reportar erro

Impacto da visita domiciliar na capacidade funcional de pacientes com úlceras venosas

Impacto de la visita domiciliaria en la capacidad funcional de pacientes con úlceras venosas

RESUMO

Objetivo:

avaliar o impacto da visita domiciliar protocolar na capacidade funcional de pacientes adultos e idosos com úlceras venosas antes e após as orientações recebidas em domicílio.

Método:

estudo clínico experimental, randomizado não cego e controlado, desenvolvido com 32 pacientes (grupos caso e controle). Os campos de investigação foram o Ambulatório de Reparo de Feridas do Hospital Universitário Antônio Pedro e os domicílios de pacientes atendidos no referido ambulatório. A coleta ocorreu de fevereiro a junho de 2014, por meio de instrumento de avaliação da unidade de saúde, do índice de TINETTI e de roteiro de orientações a serem prestadas aos sujeitos da pesquisa que receberam visita domiciliar.

Resultados:

os participantes do grupo caso apresentaram melhora significativa e diferenciada pós-intervenção quando comparados aos do grupo controle, que se mantiveram estáveis.

Conclusão:

as orientações no contexto domiciliar foram benéficas aos integrantes do grupo caso.

Descritores:
Cuidados de Enfermagem; Úlcera Varicosa; Visita Domiciliar; Adulto; Idoso

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br