Acessibilidade / Reportar erro

Família do idoso em sofrimento psíquico: percepção dos profissionais de saúde mental

RESUMO

Objetivo:

compreender as percepções dos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial acerca da família do idoso em sofrimento psíquico.

Método:

estudo de Caso Qualitativo conduzido com 12 profissionais de um Centro de Atenção Psicossocial com amostra composta por intencionalidade e fechada por exaustão. Realização de entrevistas semiestruturadas para coleta de dados, analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo.

Resultados:

destacaram-se as categorias "O cansaço e o desgaste familiar na percepção do profissional" e "O abandono e o afastamento do idoso pela família na percepção do profissional".

Considerações finais:

verificou-se a culpabilização do idoso e a penalização da família pelos profissionais. Visando à conscientização das dificuldades em aproximar a família, é necessária a criação de espaços reflexivos sobre o cuidado a essa população, bem como a superação dos desafios na construção efetiva do vínculo entre família, usuário e serviço de saúde mental.

Descritores:
Relações Profissional-Família; Psiquiatria Geriátrica; Idoso; Idoso Fragilizado; Psiquiatria Comunitária

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br