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Tecnologias e práticas educativas para prevenção da transmissão vertical do HIV

RESUMO

Objetivo:

avaliar as evidências disponíveis sobre as tecnologias e práticas educativas para prevenção da transmissão vertical do HIV.

Método:

revisão integrativa, nas bases LILACS, PubMed, Scopus, BDENF, entre abril e maio de 2016, com os descritores: “Infectious Disease Transmission, Vertical”, “HIV”, “Health Education” e “Technology”.

Resultados:

encontram-se 16 artigos publicados entre 2000 e 2014, a maioria brasileiro e africano, transversal e com baixo nível de evidência. Os estudos abordaram a utilização de tecnologias duras, por meio de vídeo, rádio e uso de telefone, e leves, enfatizando, sobretudo o aconselhamento.

Conclusão:

Os estudos reconhecem a importância das atividades educativas como ferramenta para promoção da saúde no contexto da transmissão vertical do HIV, apesar de relatar a necessidade de capacitação constante dos profissionais e urgência na renovação dos conceitos e práticas educativas. Destarte, recomenda-se a ampliação e consolidação do aconselhamento em saúde e destaca-se o papel do enfermeiro como importante ator desse cenário.

Descritores:
Transmissão Vertical de Doença Infecciosa; HIV; Educação em Saúde; Tecnologia; Enfermagem

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